Informação sobre doenças da tireoide, causas, sintomas e tratamento das doenças da tireoide, incluindo os nódulos da tireoide.


Sintomas do Nódulo da tireoide

A maioria dos nódulos da tireoide não provocam quaisquer queixas. São habitualmente detectados por acaso pelos doentes, pelo médico ou durante uma ecografia feita por outras razões.
Em casos raros, os nódulos podem provocar dor na parte da frente do pescoço que parece vir da mandíbula ou da orelha. Se se trata de um nódulo grande pode provocar alguma impressão com o engolir de comida sólida ou líquida. Mais raramente ainda os nódulos podem provocar tosse ou mesmo falta de ar se apertam a traqueia. Estas queixas podem ser provocadas por nódulos malignos ou benignos.
Quando um nódulo da tireoide é detectado, deve ser estudado por um médico que saiba os problemas que podem provocar. Os endocrinologistas são médicos especializados no tratamento de doentes com alterações das glândulas endócrinas.

O que deve fazer se tiver um nódulo da tireoide

Lembre-se que a grande maioria dos nódulos da tireoide são benignos. O nódulo deve ser avaliado por um médico que esteja confortável com este tipo de problema. Endocrinologistas e cirurgiões endócrinos lidam com estes problemas numa base regular, mas muitos médicos de clinica geral, internistas gerais e cirurgiões gerais também são hábeis para lidar com nódulos da tireoide.

Uma das primeiras coisas que um médico deve fazer é questioná-lo a respeito de sua saúde e potenciais problemas de tireoide. Essas questões incluem perguntas como, se você esteve exposto à radiação nuclear ou se recebeu tratamentos de radiação em criança ou na idade adolescente.