Informação sobre doenças da tireoide, causas, sintomas e tratamento das doenças da tireoide, incluindo os nódulos da tireoide.


Tratamento do Hipertireoidismo

Embora seja uma doença que tem várias opções de tratamento, o hipertireoidismo pode trazer algumas consequências bem graves se não tratado adequadamente. As consequências mais temidas são:
  • Arritmias cardíacas (podendo levar até à morte).
  • Osteoporose.
  • Alterações na visão, podendo levar até à cegueira.
Em casos onde a produção de hormônios da tireoide é absurdamente excessiva, podemos ter um quadro chamado de “Tempestade Tireoidiana”, onde o paciente pode chegar ao coma e até à morte.

O hipertireoidismo possui vários tratamentos diferentes, cada um indicado para cada paciente:
  • Medicamentos antitireoidianos – já existem medicamentos que diminuem a produção de T3 e T4 pela tireoide e que melhoram todos os sinais e sintomas do hipertireoidismo, podendo inclusive levar à cura.
  • Iodo radioativo – é uma terapia segura, amplamente utilizada na Europa e nos EUA, sendo indicada principalmente para pacientes que não responderam bem aos medicamentos antitireoidianos.
  • Cirurgia – em casos específicos, a cirurgia pode ser necessária para controle do hipertireoidismo.
Lembre-se que o hipertireoidismo tem várias causas e vários tratamentos. Em caso de sintomas da doença, procure um endocrinologista para discutir com ele as causas de suas queixas e quais são as alternativas de tratamento no seu caso.
Não utilize qualquer tratamento sem a orientação e supervisão de um médico.