Informação sobre doenças da tireoide, causas, sintomas e tratamento das doenças da tireoide, incluindo os nódulos da tireoide.


Fisiologia da tireoide

A glândula tireoide funciona de forma semelhante ao restante das glândulas endócrinas. Funciona através do eixo hipotalâmico-hipofisário-tireoidiano, através do conceito de feedback negativo. A principal função da glândula é a produção de hormônios , T3 e T4. A produção destes hormônios é feita após estimulação das células pelo hormônio TSH liberado pela hipófise. A tireoide é a única glândula endócrina que armazena o seu produto de excreção.
O TSH determina a taxa de secreção de T3 e T4 e estimula o crescimento e divisão das células foliculares. O hipotálamo libera TRH (hormônio liberador de tireotropina), que faz com que libere na região anterior da hipófise o TSH (hormônio estimulador da tireoide). Por sua vez, faz com que o TSH liberte a tiroxina pela tireoide, T4 e T3. Perifericamente, T4 é convertido em T3, que é mais ativo.
A regulação na secreção de T3 e T4 é realizada tanto pelo estresse quanto pelo frio fazendo aumentar a taxa do metabolismo basal.