Informação sobre doenças da tireoide, causas, sintomas e tratamento das doenças da tireoide, incluindo os nódulos da tireoide.


A tireoide

A tireoide é a maior glândula endócrina do corpo, sendo responsável pela produção dos hormônios tireoideanos (T3 e T4), envolvidos com diversos componentes da homeostase (função cerebral, cardiovascular, intestinal, metabolismo celular, produção de calor, etc). A palavra tireoide vem do grego sendo a junção dos termos thyreós (escudo) e oidés (forma de). A descoberta da tireoide ocorreu em 1656, por Thomas Warton que realizava uma pesquisa sobre glândulas. Na época, ele acreditava que a função da tireoide era apenas estética, servindo simplesmente para modelar o pescoço. Somente no século XIX, foi possível confirmar sua importância.
A glândula tireoide é derivada a partir de duas linhas de células predominantes (endoderme e das células da crista neural). A endoderme começa na região da cabeça e migra para o local da tireoide. Essas células proliferam e se tornam células foliculares. As células da crista neural combinam com as bolsas do 4ª e 5º arcos branquiais e formam as células C parafoliculares e as paratireóides.